Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Medicina, Atividade Filosófica

A medicina se envolve, cada vez mais , na solução de seus problemas para   lhe encontrar a face original : a delimitação de sua realidade . Em sua eterna caminhada , confronta-se com o que é empírico (o desconhecido ) e, após busca serena e inteligente , afasta-se da confusão caótica do real , fundamenta-se em    ‘ evidências ’ e apossa-se do que lhe parece científico , com o qual converte o desconhecido em conhecido e, assim , se lhe surge a realidade nua e crua. Desta forma , ao explicar e ordenar os eventos de sua realidade sensível e dar-lhes explicação racional e lógica , tem o cuidado de não    considerar as suas conclusões de forma definitiva .

Ao sabor da época , cria linguagem nova , argumentos lógicos e racionais , muitos dos quais tratados em cálculos matemáticos(análise estatística), na escolha criteriosa , crítica dos trabalhos que lhe formam a literatura , para assumir , então , o perfil de uma disciplina sistemática .

Na época atual vive o que deixa que a chame “ Medicina baseada em Evidências ”, com uma visão de mundo e vida , onde parece desconhecer que todo conhecimento é sempre posterior à experiência , mas apta para eliminar mitos , explicar o inexplicável e convidar todos insistentemente para que juntos , sentados à mesa , possam encontrar o ponto inicial de sua realidade (o princípio da ação ), quando , de forma muito intensa , está vivendo o momento da razão , mesmo assim, evita a ênfase ou o endeusamento de  suas conclusões e as deixa   sujeitas à apreciação crítica . Eis aí a expressão de sua humildade .

Medicina , autêntica maiêutica , metodologia e tecnologia renovadas, a busca constante do saber , eterna atividade filosófica, a mais nobre das profissões . Visa  a preservação e a qualificação do maior bem do ser humano: a vida !