Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Pequenas Despesas

Há coisas que um país não pode deixar de gastar. Por exemplo uma diária de um parlamentar que viaja para o exterior para acompanhar uma cerimonia de canonização de um santo brasileiro. A estádia em um hotel 5 estrelas custa uns 800 euros. É muito ou é razoável para um acontecimento tão importante? Vale o salário de um mês de um professor de rede pública. Se for somar passagem de primeira classe, translado, diárias de alimentação e acompanhantes, uma viagem dessa não fica por menos de uns US$20.000,00. Dinheiro suficiente para bancar o salário de uns 20 professores. Quantas viagens semelhantes são realizadas por ano e quanto se gasta? Certamente o salário de centenas de professores para bancar idas e vindas para a Europa e os Estados Unidos para os mais estranhos compromissos.

Há uma frota de carros oficiais espalhados por todo o país. Um carro é necessário para transportar um chefe de poder, com motorista, combustível, manutenção e depreciação de veículo. Um único carro dá uma despesa de uns R$7.000,00 mensais. O salário de dois professores. São milhares de carros que servem à burocracia e não é possível avaliar quanto isso tudo custa para o contribuinte. Certamente se toda essa gente se deslocasse de transporte público, ou com o carro particular sobraria um bom dinheiro para investir na educação. Ter um carro com motorista é ter mais do que um meio de transporte, é ter um status importante na burocracia.

Um avião precisa ficar à disposição do presidente 24 horas. Afinal ele precisa se deslocar com rapidez e segurança.. Mas quanto custa um vôo de um avião de 100 passageiros que carrega somente uns dez? Ele não poderia usar um avião executivo, mais barato e a diferença ser investida em educação? Existe uma esquadrilha de aviões à disposição do Estado e que custa muito dinheiro. Aeronave, tripulação, segurança, serviço de bordo, licença, depreciação do avião e muitos outros custos. Viajam em aviões e helicópteros pagos pelo contribuinte uma legião de homens públicos. Uns para ir a um casamento, outro para fazer implante na calva, outros ainda para assistir ao jogo da seleção. Se usassem aviões comerciais, quanto se economizaria para aplicar em educação? Nada se compara com o presidente americano que viaja em um jumbo. Só que lá eles investem 7,5 por cento de um  PIBão   em educação.