Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Quarto Poder

 A primeira vez que se ouviu falar em quarto poder no Brasil foi  por volta de 1823. Depois que o imperador mandou fechar a Assembleia Nacional Constituinte no tapa, um grupo de áulicos redigiu a carta constitucional do país. Ela ficou conhecida como a Constituição do Império, mas era uma carta outorgada pelo monarca. Ela estabelecia a existência de um quarto poder, o Moderador. Este era privativo do imperador e concedia o direito de sobrepor a todas as demais decisões. Era uma garantia que a palavra final sempre seria a do soberano,uma herança do absolutismo que a família de Dom Pedro I tinha exercido tenazmente. Através do poder moderador  o imperador podia nomear e demitir ministros, ser o voto diferencial em eleições e estabelecer ou revogar normas dos demais poderes. As intervenções militares ao longo da história republicana do Brasil, também atribuíram ao Exército um certo “quarto poder”.

Contudo  há também quem qualifique a imprensa como quarto poder. Essa denominação ganhou notoriedade em 1995, com o teórico da comunicação  James Carey. Ele defendeu ardentemente a visão da imprensa como um quarto poder. Essa postura ganhou dimensão nos Estados Unidos na década de 1960, com o caso Watergate. Segundo Carey, os jornalistas seriam agentes públicos no monitoramento de um governo eminentemente abusivo. E para tanto a imprensa deveria ter o direito especial de apurar informações. Logo sob o modelo do quarto poder uma imprensa livre era, basicamente, sinônimo de uma imprensa forte, dotada do privilégio especial de apurar informações. Mas de nenhum outro. Juntava os conceitos de cão de guarda com o do espantalho. Portanto o Estado ou seus agentes e outros protagonistas sociais precisavam saber que os jornalistas estavam atento. 

Em nenhum momento o quarto poder pode ser entendido como um  poder paralelo aos demais. Começa que não há nada escrito na constituição brasileira. Por isso ele não pode ser confundido com um poder de fato. Ele indica que a imprensa pode se enxergar como um representante do público na arena política. Investigar, apurar e divulgar livremente depois de formar convicção sobre os fatos. É o poder de transformar informações em notícias. E nestas épocas de internet, muitos informam, mas poucos noticiam. Não há nenhum outro poder dentro deste quarto poder.Cabe ao público legitimá-lo ou não através da audiência das publicações não importa em que plataforma. Esse mesmo público ao tempo que fiscaliza a atuação da imprensa, quer ver la   como sua legítima representante no debate político ,e espera que ela seja capaz de retratar criticamente a realidade nacional.