Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

A gestão de projeto como forma para se atender nossos objetivos.

O dia a dia de cada um de nós tem estado cada vez mais cheio e repleto de responsabilidades.

São inúmeros os diferentes papéis que devemos assumir ao longo de nova vida pessoal e profissional.

Além disso, os assuntos relacionados com cada um destes papéis, muitas vezes não têm qualquer alinhamento ou relação entre si.

Há, no entanto algo, um artifício que seja, que permite potencializar o sucesso no atendimento dos objetivos traçados junto as várias atividades e atribuições que possuímos.

É fato que toda atividade deve possuir um objetivo ou meta a ser alcançada, sem a qual não se consegue sequer ter o entendimento sobre o real motivo da execução de qualquer atividade.

Sendo assim, há: Objetivo.

Também é verdade que toda e qualquer atividade a ser desenvolvida, possui começo, meio e fim, isto é há um prazo pré-definido a ser atendido.

Sendo assim, há: Prazo.

Por fim, existem insumos, isto é, elementos e componentes com os quais e com quem devemos interagir tendo em vista viabilizar o atendimento da meta traçada.

Sendo assim, há: Stakeholders (termo em inglês sem qualquer outra melhor tradução em português).

Ora bolas, não é impossível identificar que estes três elementos são os componentes básicos que compõem um projeto: Prazo, Objetivo e Stakeholders.

É imediato considerar que a gestão de qualquer atividade segue de maneira direta, a forma como se gerencia um projeto.

Eis o óbvio que se torna tão necessário para se alcançar o sucesso.

Toda atividade pode, e deve, seguir os preceitos que fundamentam a gestão de um projeto.

Tanto no campo pessoal como profissional cabe considerar a possibilidade de seguir este alinhamento, ou talvez uma receita:

- Definir o objetivo e meta;

- Definir o prazo de execução;

- Definir os stakeholders e insumos necessários para atendimento do objetivo, dentro do prazo desejado;

Assim como em qualquer organização, que necessita potencializar o sucesso de suas ações, não é diferente o entendimento a ser adotado por todo profissional presente na mesma.

E certamente, esta disciplina e organização potencializará sucesso similar no plano pessoal.