Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Afinal, o quanto realmente desenvolvemos Networking

Com certeza uma das poucas coisas que realmente conquistamos ao longo de nossas vidas, se deve a maneira como nos relacionamos com as demais pessoas, nossas atitudes, valores que compartilhamos e as lembranças que propiciamos aos demais.

Talvez seja um entendimento comum que nada material tem efetivo valor para as nossas vidas. Se bem que ao longo de nossa existência muitos de nós investem seus tempos, unicamente em busca de melhores condições financeiras que possam gerar benefícios e bens materiais.

Também é verdade que cada vez mais estas discussões entre valores morais e materiais passaram a fazer parte de um grupo de clichês, justamente por serem tratadas, comumente, de forma estereotipada, e encharcada de algo que passou a ser chamado, por muitos, de “falso moralismo”.

No entanto, se considerarmos todas as situações com as quais precisamos conviver em nosso dia a dia, imediatamente poderemos notar o quanto estamos ou não priorizando valores materiais aos morais, o que, na pior das hipóteses, já poderia servir de um importante momento para pensarmos melhor a respeito nisso e, por fim, tentarmos melhorar, se for o caso.

Para isso, peço licença para contar uma experiência que vivi.

Trabalhei durante quase 20 anos como funcionário em algumas empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Em todas as organizações das quais fiz parte, fui muito feliz, e pude contar com importante e decisiva evolução profissional.

Sou grato a cada um dos colegas com quem pude compartilhar experiências ao longo de todos estes anos. Pude desenvolver um importante networking que tem sido muito útil em minha atual atividade profissional de consultor de empresas.

Graças a isso, tenho desenvolvido importantes projetos, e muito embora a batalha seja diária e a concorrência grande, as barreiras têm sido vencidas, ou ao menos bem enfrentadas.

Pois bem, curiosamente, as pessoas com quem menos falei ao longo deste período que tenho trabalhado por conta própria, foram justamente os meus ex colegas que trabalhavam comigo nas empresas das quais fiz parte.

E olha que uma coisa eu posso afirmar, chego até mesmo a ser chato nesta mania de tentar manter contato com as pessoas.

Como cada uma das pessoas que acessam o meu site sabe, sempre que encaminho um e-mail para compartilhar um artigo meu, tenho grande preocupação em identificar quem irá receber a mensagem, e respondo 100% das pessoas.

Mas voltando ao assunto, cerca de três semanas atrás, recebi em apenas uma semana cerca de 5 e-mails de ex colegas de uma empresa onde trabalhei. Fiquei muito feliz, porém surpreso, desta gentil coincidência. E, conforme meu hábito, falei com cada uma delas.

Havia algo em comum: Todas elas tinham saída da empresa naquela semana, após uma enxurrada de demissões.

Confesso que isto não irá mudar a forma como devo tratar a todos, no entanto, lamento profundamente que muitos de nós ainda tenhamos este hábito de apenas procurar as pessoas quando precisamos dela para algo.

Afirmo, no entanto, que não estou falando de amargura, tão pouco revanchismo, mas o quanto é importante que todos saibamos que não é a nossa atual condição profissional ou pessoal que irá garantir o nosso sucesso na vida e sim a forma como nos portamos, principalmente, nas situações quando NÃO PRECISAMOS.

Porque agir quando se precisa, o próprio instinto nos mostra como se faz.

Por isso, não canso de, sempre, deixar meu contato para que possamos nos contatar, quanto encaminho uma mensagem para alguém.

Oportunidade? Sim, talvez, mas para ambos com certeza.

Afina o “Ganha Ganha” é a única forma de agir que irá garantir o sucesso para todos.

Sendo assim, qualquer coisa, vamos manter contato rs rs