Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Gestão da Demanda, eis o que realmente importa em qualquer Projeto

A estruturação de um processo possui vários objetivos.

Um deles é o mais evidente, organização.

Não foi por um acaso que o início da produção seriada, a partir de iniciativa de Henry Ford mudou a história do mundo.

Isto já faz um certo tempo rs rs

Na minha modesta opinião, esta sim a grande invenção da história.

Minto, talvez a da roda seja a maior... talvez.

Ao longo dos anos, muito se falou, e o mais importante, se desenvolveu com relação a isso.

Gerir processo...

Atividades que são desenvolvidas, em uma determinada ordem, de forma ciclíca.

E quando um processo tem começo, meio e fim?

A ele se deu o nome de projeto.

Gerir projeto...

Atividades que são desenvolvidas, em uma determinada ordem, durante certo tempo.

Obviamente que há outras diferenças.

Mas basicamente a grande distinção diz respeito ao tempo.

Um processo possui a característica de ser contínuo, por conta principalmente da existência de uma demanda frequente.

Isto é, sempre há algo ou alguém que depende do resultado gerado por seu desenvolvimento.

Se considerarmos um projeto, a demanda é temporária e por tal motivo, tão logo seja concluída ou atendida, seus recursos são cessados.

Não há porque mantê-los uma vez que o projeto foi finalizado.

Tudo muito claro e obvio.

Já uma organização que atua por processo, tende a ter problemas, quando há redução de demanda.

Normalmente a saída é reduzir os recursos, o primeiro deles, quase sempre, as pessoas.

Motivo?

Elas são identificadas como custos.

Um erro.

Outra solução é potencializar iniciativas que possam fazer a demanda voltar a crescer.

É assim que funciona, por exemplo, em alguns poderosos segmentos da economia mundial.

O mercado automobilístico é um deles.

Há muitos outros.

Já as empresas que atuam por projeto assumem como premissa básica, por mais que seja de forma instintiva, que tão logo a demanda do projeto seja cumprida, os recursos serão cessados.

Para seguirem em frente, buscam um novo cliente ou uma nova demanda a ser atendida por um novo projeto.

O caminho é bem mais tortuoso.

Ainda assim a dificuldade recae na quantidade de recursos a serem mantidos.

Ao longo de um projeto, há grande variação, no nível das atividades desenvolvidas.

Algo que não acontece em um processo, uma vez que os recursos são dimensionados sob medida, de acordo com a demanda.

Eis que voltamos a falar sobre ela: DEMANDA.

Gerir demanda é o que efetivamente difere a gestão por processo e a por projeto.

Algo muito mais presente nos processos que nos projetos?

O que nos leva a crer que grande parte das metodologias de gerenciamento de projetos não inserem a gestão de demanda, com a devida relevância?

Mais...

Muitas vezes ela é considerada como sendo algo sobre o qual não se tem controle.

Outro erro que chega até a comprometer a existência de muitas organizações.