Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Mais do que hora de planejar, hora de recomeçar a fazer acontecer.

Normalmente ao final de certos períodos, não apenas as empresas, como nós mesmos focam seus esforços no desenvolvimento do planejamento para o próximo período que se aproxima.

Por mais que existam alguns segmentos que tendem a não permitir certo tempo pré determinado para tal ação, a verdade é que o final do ano possibilita uma maior atenção para que se olhe para o futuro e que sejam pensadas e definidas ações que tenham em vista não apenas o crescimento mas principalmente a perpetuação da empresa e de cada uma de nós, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

Ao pensarmos desta maneira, devemos considerar a grande importância do planejamento, que assume o poder de ser um grande guia, um verdadeiro, "mapa ao tesouro".

Paradoxalmente, no entanto, não se deve se limitar a ele, sob real pena de sermos responsáveis por verdadeiros auto boicotes, ao falharmos na efetiva colocação em prática de ações.

Sendo assim, este mês de janeiro, que já está no meio, precisar ser utilizado para que comecemos a agir ou, para alguns recomecemos, e até mesmo para outros poucos continuemos.

Em nossa organização que possamos definir efetivamente os projetos e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. Que haja a identificação dos recursos necessários para cada uma delas. Enfim que seja colocado no papel tudo aquilo que foi planejado anteriormente e que possamos reiniciar a caminhada em busca dos objetivos e metas traçadas.

Dentro desta linha porque não considerar ao menos a relevância de se gerir de forma mais efetiva o conjunto de competências e conhecimentos já existentes na organização como uma maneira de se potencializar o atendimento dos melhores resultados, com menor investimento e crescimento sustentável.

Aliás, talvez seja também esta a grande tarefa a ser considerada sob o ponto de vista pessoal.

Que cada um de nós possa definir de maneira efetiva, os meios que serão utilizados para que possamos gerar este tal de crescimento sustentável, ainda mais pelo fato que não dependemos do nosso emprego para manter e sustentar a nossa vida e familiares, e sim do trabalho e atividades que desenvolvemos para nos manter empregáveis, neste louco mundo novo que cada vez se caracteriza pela redução das relações formais existentes tradicionalmente entre padrões e empregados.

Sendo assim, apenas como uma mera lição de casa, quais as cinco próximas atividades que você ou sua empresa desenvolverá em busca do atendimento das metas deste ano?