Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Pessoas: Custos x Investimentos

Ao analisarmos as missões apresentadas por inúmeras empresas, é muito comum lermos descrições associadas com o fato de seus colaboradores serem considerados seus maiores patrimônios.

Na verdade, em algumas destas corporações, os funcionários realmente são tratados com muito respeito e reconhecidos como colaboradores e principais responsáveis pelo sucesso das mesmas.

No entanto, infelizmente, em parte destas empresas, o mesmo respeito não é, digamos, colocado a disposição. Nestas as pessoas são tratadas apenas como simples peças que fazem parte de uma grande engrenagem que é a organização.

Agora, como saber distinguir uma situação da outra?

Realmente em alguns casos há certa "maquiagem" que pode dar a falsa impressão de um tratamento adequado, ou não, às pessoas.

A maior característica decorre do fato que, quando uma empresa precisa diminuir seus custos, considera a redução de seu quadro de funcionários como a sua primeira ação. Nota-se, "custos x pessoas".

Por outro lado, não é raro lermos em jornais, artigos onde diretores de importantes empresas relatam, orgulhosamente, que farão novos investimentos, e "...comprarão equipamentos de última geração...ou instalarão novas unidades...", enfim, observa-se, "investimentos x bens físicos".

Infelizmente muitas vezes há estas inoportunas correlações, de custos com pessoas e de investimentos com bens físicos.

Do ponto de visa financeiro apenas, ambos proporcionarão gastos, porém dentro de uma visão de alinhamento quanto a realmente considerar seus colaboradores seus maiores bens, significa um enorme e equivocado abismo.