Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Por que Relações são Pessoais e não Redes Sociais

Não há a menor dúvida, que o frequente e constante uso dos aplicativos de Redes Sociais tem influenciado de forma significativa a vida das pessoas.

Segundo muitos, estes sistemas são os verdadeiros vilões pela diminuição das relações humanas convencionais, uma vez que muitas pessoas se dedicam grande parte de seu tempo no seu uso.

No meu entendimento, um gigantesco engano.

As redes sociais não possuem este "poder" tão grande que permite influenciar de forma tão consistente. Elas simplesmente resultam o que as pessoas são.

Infelizmente muitas pessoas se escondem atrás destes aplicativos para justificar seus comportamentos, sejam eles positivos ou negativos.

Recentemente, um amigo me confidenciou que sua namorada terminou o relacionamento pelo facebook. Óbvio que este aplicativo não foi culpado pelo fim desta relação, mas a sua adoção neste momento tão pessoal nada mais é que um reflexo sobre o quanto as pessoas se escondem atrás de tecnologias em vez de se exporem de forma digna e respeitosa.

Outro exemplo acontece quando as pessoas usam as redes sociais para trocar mensagens, enquanto há algum interesse, seja ele pessoal ou profissional. Tão logo esta perspectiva de "ganho" se encerra, as mensagens não são mais trocadas. Novamente o problema não se deve a tecnologia. Muitas pessoas, naturalmente, já fazem isso, independentemente das atuais tecnologias.

Infelizmente, a maneira como muitos de nós age e toma conta de sua vida não acompanhou a evolução tecnológica que temos vivido nos últimos anos.

Enquanto as tecnologias evoluíram de forma descomunal e jamais vista na história, qual foi a efetiva evolução no modo de vida das pessoas em geral?

Assim como aconteceu com a pólvora de Alfred Nobel, que foi utilizada para propósitos bem distintos daqueles previstos e desejados por Nobel, as Redes Sociais correm um grande risco de sofrerem do mesmo mal.

Muito embora seu uso signifique um grande progresso no desenvolvimento das relações entre as pessoas, do ponto de vista quantitativo, o seu uso como válvula de escape das atitudes que devemos tomar pessoalmente, é um enorme equívoco.

As relações humanas devem permear todo tipo de envolvimento entre as pessoas. Cabem as Redes Sociais serem utilizadas apenas como um meio, por mais eficiente que seja, para fomentar o networking e a rede de amizades, no entanto de longe, poderá ser usado para todo e qualquer assunto.

As relações pessoais, de amizade ou algo mais, bem como as profissionais não podem ser finalizadas através puramente de uma tecnologia, seja ela qual for.

O olho no olho, o ardor da pele de cada pessoa, o nervosismo, a preocupação e tantas outras expressões são essenciais em qualquer tipo de relacionamento e isso, nada tem a ver com internet, tecnologia, rede social, ou qualquer coisa similar.