Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Publicações sobre o Mundo Corporativo.

É surpreendente o crescimento, não apenas, do numero, bem como da qualidade das publicações, disponíveis no mercado editorial, cujo principal foco é apresentar cases e metodologias desenvolvidas e implantadas no mercado corporativo.

Surpreendente?

Sim, pois cerca de poucos anos atrás, além de serem poucos, em sua grande maioria os artigos publicados diziam respeito a eventos e situações ocorridas "no estrangeiro", fora do Brasil.

Tal fato era considerado como um motivo a mais para que boas práticas não fossem utilizadas localmente, sob a justificativa do "aqui é diferente" ou "no Brasil, ah ah ah, impossível".

Hoje, não!

Seguindo uma demanda apresentada pelos próprios profissionais brasileiros, leitores, as editoras têm procurado apresentar cases e boas práticas desenvolvidas por "nossos compatriotas".

Não que devemos nos isolar das melhores práticas desenvolvidas e reconhecidas mundialmente, mas devemos admitir e divulgar a existência de procedimentos de excelência implantados em organizações lotadas no Brasil.

Na verdade, creio que seja conveniente, apresentar apenas uma pequena restrição sobre um determinado recurso que, insistentemente tem sido utilizado estas publicações.

Não sei quanto a muito de vocês, no entanto a apresentação de artigos que enfatizam o sucesso extremado de alguns profissionais, faz com que as próprias conquistas dos mesmos se desvalorizem...

Explico melhor, artigos como "...seja presidente antes dos 30...", só para citar um exemplo, repleto de depoimentos com profissionais que conseguiram este intento, acabam por banalizar estes feitos.

Nós, leitores, bem sabemos que estes tipos de artigos são constantemente publicados nas várias revistas, algumas vezes em edições consecutivas.

Alcançar certas metas de forma meteórica é coisa para poucos, seja por méritos próprios ou nem tanto. De qualquer maneira devem ser tratados, como eles são, de forma pontual e com caráter excepcional.

Esta impressão falsa do sucesso, que talvez tenha como objetivo passar uma mensagem de "leia nossa revista e alcance o sucesso" é um artifício equivocado que por muitas vezes acaba passando aos leitores uma imagem derrotada deles próprios...."ué se todos chegam ao topo... o que eu ainda estou fazendo aqui?..."