Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Ter cuidado é preciso, Confiar é importante, mas essencial é Criar Amigos.

Nos dias atuais temos notado o quanto precisamos ter uma atenção redobrada não só com as situações com as quais estamos envolvidos, mas principalmente com as pessoas que entram e saem do nosso convívio.
Muito possivelmente a desconfiança é um dos grandes motivos por tal tipo de entendimento, uma vez que temos vivido em um mundo em que não temos como identificar de forma clara todos os riscos sobre os quais podemos estar submetido.
Curioso notar que isto decorre justamente das inúmeras possibilidades e alternativas que nascem a partir de nossas próprias cabeças. Isto mesmo, acabamos por nos envenenar, o que potencializa de forma exponencial nossas preocupações e, principalmente, os modos de agir.
Quantos de nós evitamos conversar com pessoas desconhecidas, simplesmente por medo sobre eventuais perigos que podemos correr. Seja qual for a probabilidade, pequena ou grande, tendemos a definir um modelo padrão de comportamento, na dúvida, desconfiamos de tudo. Infelizmente.
Aliás, por sermos muito visuais, é comum cometemos até mesmo equívocos de acreditar que, ”fulano tem cara de gente boa” ou “ beltrano parece que não é legal.” Muitas vezes estas análises se baseiam simplesmente em preconceitos desenvolvidos a partir de experiências anteriores que jamais voltarão a acontecer.
A verdade é que a grande maioria das pessoas se equivoca nesta análise, e desta forma, tanto para o bem ou para o mal, comete injustiças, que podem ser justificadas com: “ah, nos dias de hoje precisamos ter muito cuidado com as pessoas.”
Não há dúvida sobre o quanto realmente precisamos ser precavidos e cuidadosos com tudo, no entanto, precisamos saber que muitas oportunidades podem ser perdidas quando estabelecemos este tipo de procedimento como uma norma.
Diante disso, gostaria de ilustrar uma situação que aconteceu comigo algumas semanas atrás. Através de um amigo que conheci durante um evento que fiz parte no ano passado, passei a trocar mensagens por e-mails com uma série de pessoas que fazem parte da rede de relacionamentos dele.
Estes “novos amigos”, aliás, eram “apenas” pessoas com as quais passei a trocar mensagens, desde meados do ano passado.
Cerca de dois meses atrás, uma delas, nos convidou a ir ao aniversário dela, sem sequer tivéssemos trocado qualquer conversa pessoalmente. Ela nos recebeu na casa dela de forma extremamente carinhoso, como se fossemos velhos amigos.
Para mim, algo realmente renovador e maravilhoso ter essa convicção sobre o fato que, embora tenhamos que tomar os cuidados devidos, é possível, verdadeiramente, confiar e buscar realmente aumentar os nossos ciclos de amizade.
Infelizmente ainda são momentos não muito frequentes, mas se cada um de nós passar a acreditar, poderemos coleciona-los e fazer com que ele se tornem rotineiros.