Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

A forma como realmente podemos levar a nossa vida.

A dureza do dia a dia tende a nos colocar, com certa frequência, próximo a situações difíceis ou, eventualmente, não esperadas.

A forma como conseguimos encaminhar a solução destas questões é algo que nos diferencia, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Sempre que nos deparamos junto a ocasiões de maior stress, temos a oportunidade de comprovar o quanto conseguimos manter o controle para tomar a melhor decisão possível.

Confesso que, particularmente, tenho uma especial atenção e porque não dizer admiração as pessoas que conseguem se portar com efetivo equilíbrio quando se deparam a determinados fatos, digamos, não muito convencionais.

Certamente quando as situações fogem daquilo previamente esperado, enfim, sem a ocorrência de surpresas ou fatos inesperados, manter o equilíbrio e a tranquilidade é algo mais que esperado, quase uma obrigação.

Justamente por isso, é que podemos constatar que são as dificuldades que trazem as oportunidades.

São elas as chances efetivas que um profissional possui para se destacar.

Exatamente por tal motivo que as oportunidades muitas vezes estão associadas aos desafios.

Quando temos um desafio a nossa frente e o enfrentamos de forma equilibrada, recebemos como prêmio, o reconhecimento.

Muito embora, algumas vezes o reconhecimento não venha acompanhado de valores materiais ou algo similar, ele realmente acontece quando somos merecedores.

Também é verdade, no entanto, que nem sempre ele, o reconhecimento, vem no tempo que esperamos, o que denota certa associação com outra questão muito comum em nosso dia a dia, a ansiedade.

Aliás, eis outro diferencial que cabe a um profissional que busca se diferenciar, o controle de sua ansiedade.

Saber identificar o tempo certo a ser investido até esperar algum reconhecimento real também é um grande desafio.

Algumas vezes, não se espera o suficiente e o aborrecimento passa a crescer internamente até que, quando levado ao extremo, tende a prejudicar o nosso desempenho profissional.

Por outro lado, outras vezes esperamos muito, demais mesmo, e acabamos nos sabotando, pois insistimos a acreditar em algo que não virá.

Seja qual for a situação, no entanto, sempre temos o controle da situação, pois podemos nos submeter ou fazer acontecer, isto também é um diferencial.

Se formos levar realmente em conta tudo aquilo que nos cerca em nossa vida profissional ou pessoal, sempre temos o controle da situação.

Cabe a nós agir.

Ter a ciência disso é algo importante.

Colocar isso como uma premissa da forma como devemos proceder é o maior diferencial.

Enfim, preferimos ser levados pelos fatos que nos cercam e ficar a mercê deles ou buscar efetivamente aquilo que desejamos, fazendo com que os fatos conspirem a favor de nossos objetivos?

Sem dúvida, que tudo é uma questão de ponto de vista, no caso, de cada um de nós.