Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

A Volta da Monarquia

Por Paulo Francis Jr. A democracia está morta e enterrada no país. Os poderes estão minados pela força do dinheiro, ladroagem e entregues às moscas varejeiras em Brasília. Para ilustrar: num passado não muito distante, aqui mesmo onde moramos, quando o... Continue lendo.

O enigma dos cofres vazios

 Posso trazer lágrimas aos olhos e reviver os mortos. Me formo em um instante e duro uma vida toda. O que eu sou??? Quem adivinhar a resposta para essa questão, saberá resolver também outro grande mistério que transformou... Continue lendo.

A queda de um teco-teco no interior

Uma das narrativas do passado que mais chamam atenção diz respeito a um acidente aéreo, um dos primeiros da região de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Mesmo sem aeródromo ou aeroporto, o fato se deu no... Continue lendo.

Obituário - 1958

 Causou profunda consternação em Presidente Epitácio, onde residia desde 1921, sendo um dos seus fundadores e dos mais antigos moradores, o falecimento do Sr. Joaquim de Souza Martins ocorrido no dia 02 de novembro de 1958. Veio a... Continue lendo.

A cobrança de pedágio das boiadas

 Muitos acontecimentos pitorescos foram vividos pela nossa comunidade nos idos da década de 50. Alguns deles envolviam animais equinos e bovinos. Como nos informa os jornais antigos, no dia 29 de abril de 1957, Presidente Venceslau viveu um episódio nunca... Continue lendo.

400 mil pés de café

Estas informações foram divulgadas no jornal A Tribuna em 4 de agosto de 1957, transcritas de uma reportagem especial, de página inteira, do jornal O Estado de São Paulo, publicada em 26 de julho de 1957. Dizia que naquele tempo... Continue lendo.

Classificado: vende-se um sofá

 O Canal de Suez, no Egito, liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Essa passagem "permite que navios viajem entre a Europa e a Ásia Meridional sem ter de navegar em torno de África, reduzindo assim a distância... Continue lendo.

Uma volta ao mundo... a pé!

Se o Criador deste mundo permitir, deverei completar 20 anos de crônicas ininterruptas, sem férias, em 2017. Foram tantos os assuntos que, hoje, quando releio algumas delas, dá a impressão que é tudo novo pra mim. Nem parece... Continue lendo.

Crime é desvendado após 5 anos

 Tenho avançado na leitura dos antigos exemplares de jornais da cidade. O periódico "A Tribuna", que circulou em Presidente Venceslau nas décadas de 50 e 60 do século XX, é um documento precioso dos acontecimentos da nossa comunidade. Confesso, sinceramente,... Continue lendo.

A misteriosa morte do pipoqueiro

 Não é desconhecido de ninguém que os grandes filmes policiais do cinema são baseados em casos reais e, geralmente, quanto maior é a dúvida lançada sobre a autoria dos assassinatos, maior é o interesse do público. Na vida... Continue lendo.

Sem sapeca-iaia casamento acaba

Perguntas pessoais nos deixam constrangidos e encurralados. Ninguém gosta de indagações bem particulares. Porém, quero perguntar a você leitor: o que o sexo significa no matrimônio? Muito, pouco ou nem tanto? Atualmente, principalmente com a jornada dupla da mulher, trabalhando... Continue lendo.

Acabou o gás... E agora?!

Na nossa cidade, o amigo santista Ricardo Filho, da antiga Supergásbras, hoje proprietário de uma loja de presentes e utilidades domésticas pertinho da Rádio Presidente Venceslau AM, foi um dos primeiros a vender botijões de gás de 13... Continue lendo.

O crime no campo de futebol

 É sabido pelos leitores que estou lendo um calhamaço com os antigos exemplares do jornal "A Tribuna", que circulou aqui em meados do século passado. Talvez seja o único documento que ainda exista e que registrou os principais... Continue lendo.

A manifestação contra os cambistas

Em países como a Alemanha, de origem protestante, o salário-desemprego é alto, mas as pessoas ficam deprimidas com a idéia de que elas estão recebendo sem produzir. Aqui no Brasil, o cara fica sem trabalhar só pra ficar... Continue lendo.

50 Tons de... Corrupção

Há um esforço descomunal do governo brasileiro e de muitos políticos no Congresso Nacional em querer provar à opinião pública que eles não têm absolutamente nada a ver com tudo que está acontecendo, especialmente na Petrobras. Cerca de 50 deputados... Continue lendo.

A desenfreada violência

 Cada vez mais, torna-se redundante, cansativo - humilhante até! - a exposição da indignação que sentimos, ouvindo e testemunhando pelos noticiários, gestos bestiais de violência que constatamos não somente no Brasil, mas em todo planeta. O eternizado Dia 11 de... Continue lendo.

Nos tempos da bigamia

 Remexer o baú do passado é sensacional. Encontramos “coisas” que não imaginamos que existam. No dia 17 de fevereiro de 1957, um editorial de capa do jornal “A Tribuna” expôs um debate fora do comum: “A bigamia do... Continue lendo.

A culpa não foi minha

 Dirigindo por uma estrada, avenida ou rua qualquer, de madrugada, você se distrai com alguma coisa, passa por um momento de bobeira, desatento, e acaba por atropelar alguém. Essa pessoa, ferida, pode até estar morta. Você pára o carro. Em... Continue lendo.

O plano para matar um vereador

 A vida de um homem não pertence ao seu semelhante. Pertence a Deus, exclusivamente. Somos cristãos e não acreditamos de forma alguma em expedientes desta natureza. Em virtude da fé, estamos imunes a estes males. Ademais, não tememos... Continue lendo.

A escolha hoje é por medo...

Não podemos colocar rótulos nas pessoas e as condenar previamente. Existem bons homens na esquerda, na direita e no centro. O preconceito nunca fez bem a ninguém. O existir de políticos honestos, responsáveis e sérios dependerá em muito, da forma... Continue lendo.

Quando não há dinheiro pra nada!

 O governo federal anunciou nesta semana - após a eleição -, que o número de miseráveis no país voltou a crescer. Já são mais de 10,45 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza. Mas, e você já passou por uma... Continue lendo.

O nascimento de trigêmeos no interior

 Entre os acontecimentos mais incomuns em Presidente Venceslau, há um registro especial: o nascimento de trigêmeos. O fato se deu no dia 14 de dezembro de 1952, no bairro rural da Lagoa Seca, na fazenda de café de propriedade do... Continue lendo.

Adultério: a traição documentada

 A mulher exemplar. “Antes de tudo, linda. Esbelta. Elegante. Um olhar inteligente. Lábios frescos, bem vermelhos. Pele rosada. Cabelos castanhos-claros. Jóias caríssimas. Não fumava. Não bebia. Não jogava. Centenas de pessoas paravam para admirá-la. Era discutida. Na maioria das vezes... Continue lendo.

A eleição, o Facebook e a dentadura

 Em que nós, aqui no interior, podemos influenciar ou até mesmo decidir quanto às eleições, principalmente presidenciais? Ainda não sabemos ao certo! O que podemos afirmar é que há uma ferramenta que nos põe em igualdade com qualquer outra cidade... Continue lendo.

Amor, sempre estranho amor...

 Há pouco mais de sessenta anos, como o leitor contumaz deste cantinho já observou em edições anteriores, circulava por Presidente Venceslau, o jornal “A Tribuna”. Era um informativo dinâmico, avançado para a época, que trazia páginas literárias de peso, boas... Continue lendo.

Por que tanto câncer nos últimos tempos?

Guarde estas frases: “Quando vai chegando a noite e a natureza desmaia, o sereno vem caindo na folha da samambaia. Eu vou na biquinha d’água e tiro suor do rosto, esperando a comidinha temperada com bom gosto! Não é o... Continue lendo.

Um cantor americano no interior

Em Presidente Venceslau, quando a gente fala em show musical, lembramos da FAIVE, a maior feira e festa da cidade. É nela, hoje, que cantores de renome se apresentam por aqui. Porém, houve um tempo, nas décadas passadas, em que... Continue lendo.

A briga entre os noivos e o padre

O caso que vou relembrar hoje não aconteceu em Presidente Venceslau, porém, foi testemunhado por pessoas daqui. No dia 22 de março de 1953 foi publicada uma longa narrativa no jornal “A Tribuna”, que se fosse medida hoje, talvez desse... Continue lendo.

Do Japão ao Brasil: de moto!

 Os leitores deste cantinho sabem das minhas longas caminhadas. Gosto disso. Adoro aventuras! Semanas atrás, escrevi aqui sobre dois amigos, Michelle Francine e Roy Rudnick, que sairão de São Bento do Sul, Santa Catarina, para a segunda volta na terra... Continue lendo.

Você já esqueceu panela no fogo?

O esquecimento já é uma epidemia entre a população mais do que a dengue. As longas jornadas de trabalho, o estresse louco pela sobrevivência, o trânsito cada vez pior, o pouco tempo que temos para dormir, as notícias horrendas e... Continue lendo.

Lavar as mãos para a Verdade

Pesquisas recentes na Suíça apontam: idosos com mais de 60 anos têm 14% de chances de morrer no dia do seu aniversário. Foi constatado também que o risco é 18% maior de ataque cardíaco fulminante para aniversariantes em geral e... Continue lendo.

Minhas aventuras no rádio

Desde pequeno o rádio já me encantava. Encantava pelo mistério de tentar compreender como uma caixinha poderia falar igual à gente. Ter voz! Nas dúvidas de criança, indagava a mim mesmo, por onde o som “andava” até chegar à nossa... Continue lendo.

Igreja ou rodoviária?

Ela tinha 90 anos e havia se tornado protestante na velhice. O colunista da Folha de São Paulo, escritor, médico e psicanalista Francisco Daudt ficou intrigado com essa senhora e quis saber “como?”; por que ela mudou quase no fim... Continue lendo.

A TV está virando rádio

Há três décadas, lá na Vila Sumaré, costumava ouvir rádio no armazém do meu avô, o “Seo Martinho”. Ele tinha um Semp portátil à pilha. Por volta das 11,30 h da manhã, nós ligávamos no Rádio-jornal K-502, da Rádio Presidente... Continue lendo.

Uma Caminhada de Surpresas!

Pelo menos uma ou duas vezes por ano, me dedico a uma grande caminhada. Vou até um município próximo a Presidente Venceslau de ônibus e retorno a pé. Os leitores sempre me pedem as narrativas de tais aventuras! Meu passeio... Continue lendo.

A igreja do Século 21

No Peru, o Sendero Luminoso - o grupo de terroristas que atuou a partir da década de 60 -, espalhou muitas mortes e muita miséria nas pequenas comunidades daqueles pais. Esse grupo tinha uma estratégia de matar todo o tipo... Continue lendo.

?#@$%+&*?... e vagabunda!

Um viajante estava visitando uma área de exploração madeireira no noroeste do Pacífico. Ele observou com grande curiosidade como um lenhador, trabalhando ao lado de um córrego da montanha, espetava com freqüência seu gancho em uma tora específica para separá-la... Continue lendo.

Você já teve um piti

  Violência, excesso de trabalho, falta de tempo, pressões, trânsito, problemas com o marido ou esposa, preocupações com os filhos, pouco dinheiro, desgraças constantes na mídia, corrupção no poder, calor exagerado... Todas essas coisas provocam o que chamamos de “piti”. De... Continue lendo.

Frases cabeludas para faltar à igreja

Presidente Venceslau é composta de pessoas boas. Porém, há cidadãos aqui que vão muito além da bondade. Tive o prazer de conhecer um deles no início dos anos “70”. Era um camarada diferente. Suas palavras nunca se apartavam da sabedoria... Continue lendo.

Por que tantas doenças hoje?

As enfermidades estão tomando conta da Humanidade. Cada um de nós tem uma coletânea de explicações para isso. Apresento a minha justificativa bem no início da opinião: a ganância tem provocado grande parte das doenças que hoje afligem os homens.... Continue lendo.

2014, o ano dos distraídos!

Sei que quase sempre, quando uma passagem de ano se aproxima, alguns clichês se tornam tão comuns que nos parecem falta de criatividade. É neste período que fazemos impreterivelmente uma ponderação sobre o tempo e a conotação de sua extrema... Continue lendo.

Uma década sem Brasimac

Nem parece que já faz todo esse tempo. Contudo, há pouco mais de dez anos uma das filiais da gigante rede de lojas Brasimac fechou as portas em Presidente Venceslau, deixando saudades. Estava aqui desde 1958, atendendo aos cidadãos na... Continue lendo.

O culpado de tudo isso

Um casal saiu de férias e ao voltar, encontrou a residência arrombada. Os ladrões tinham levado tudo que havia dentro da casa. O marido, com olhar acusador, fitou a mulher, dizendo que as trancas não... Continue lendo.

Medo e coragem no mesmo balaio

De algum tempo para cá, sinceramente, venho passando muito medo. Não é fácil confessar isso publicamente, principalmente quando o otimismo e a mentira parecem bem mais atrativos para nossas vidas. Muitos esquecem que por trás destas palavras, deste cronista, eu... Continue lendo.

Pré-sal: leilão ou pirâmide?

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por... Continue lendo.

A mentira era apenas cabeluda

Na véspera de uma prova, quatro alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar. Faltaram a prova e então resolveram dar um “jeitinho”. Voltaram à faculdade na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então, dirigiram-se ao professor: “Professor,... Continue lendo.

Ainda existe mel na lua?

 Alfredo e Júlia são noivos há quinze anos. Alfredo trabalha no Rio e ela, na Paraíba. Eles se casam por procuração e quando a esposa chega ao Rio de Janeiro, a primeira coisa que fazem é comemorar o casamento numa... Continue lendo.

Um pingo de consideração

Um casal muito apaixonado resolve noivar. A moça, muito bonita, era cega. O rapaz enxergava, porém não tinha formosura. Quando ele pediu a moça em casamento disse que “ela poderia fazer-lhe qualquer pedido que ele realizaria.” A... Continue lendo.

O governo no buraco da fechadura

Há uma década, a Target, gigantesca loja de departamentos com 1.800 pontos de venda nos Estados Unidos, atribuiu um número para cada um dos seus milhões de clientes e passou a rastrear e armazenar todas as pegadas digitais... Continue lendo.

Você já foi passado pra trás?

Uma caravana de camelos atravessava o deserto. Chegou a hora do descanso e o cameleiro  preparava-se, como habitualmente, para prender os camelos às estacas quando verificou que faltava um esteio. Não sabendo como resolver o problema, perguntou ao... Continue lendo.

A bicicleta do papai

Por estes dias, toda nossa família se reuniu em torno dos meus pais, Paulo e Carmelita. Ambos completaram 50 anos de casamento. As Bodas Especiais de Ouro! A confraternização aconteceu numa tarde de domingo, no Salão de Festas da P1,... Continue lendo.

Os mendigos mais miseráveis

Serapião era um velho mendigo que perambulava pelas ruas de Presidente Venceslau. Ao seu lado, o fiel escudeiro, um vira lata branco e preto que atendia pelo nome de Malhado. Serapião não pedia dinheiro! Aceitava sempre um pão ou um... Continue lendo.

Vamos importar médicos... E políticos!

O camelo que defecou no rio... Um camelo atravessava um rio de rápida correnteza. Defecou, e viu então seu excremento passar por ele, levado pelas águas ligeiras. E disse: “O que vejo? O que estava atrás de mim ainda agora,... Continue lendo.

Quem pediu plebiscito?!

O marido e a esposa estavam passando por uma estrada rural para visitar alguns amigos. Passaram por uma poça de lama e o carro ficou atolado. Depois de alguns minutos de tentativas frustradas de retirar o carro, viram... Continue lendo.

Faltou a igreja e foi ao cinema

Um sacerdote ascético, devoto da filosofia de vida na qual são refreados os prazeres mundanos, isolou em uma caverna um grupo de jovens aspirantes ao serviço religioso no intuito de obrigá-los a jejuar. No outro dia, quando veio apanhá-los, o... Continue lendo.

Solteirão e ainda, lá em casa

Casa, comida e roupa lavada. Água, luz e contas pagas! O tempo passa e muitos homens e mulheres, na faixa dos 25, 30, 40 anos se acomodam na casa dos pais. Esse fenômeno, que tomou conta do Brasil a partir... Continue lendo.

Miseráveis homens que somos!

Um chefe beduíno morreu. Tinha três filhos e um rebanho de 17 camelos. No seu testamento deixou metade do rebanho ao filho mais velho, um terço ao filho do meio e um nono ao mais jovem. Os filhos... Continue lendo.

Os filhos da união que não deu certo

Hernan Cortez foi um espanhol que conquistou todo o México, em 1520. Quando ele chegou por lá, havia um grande império de índios astecas, com milhares e milhares de guerreiros. Cortez tinha apenas 600 homens, 16 cavalos e 11 navios.... Continue lendo.

A Maria-fumaça de 1879

Sen-sa-ci-o-nal... Alguns poderiam dizer que o passeio “foi bom”. Outros diriam, “ótimo”. Digo que foi es-pe-ta-cu-lar! Não andava de trem desde os anos 70, quando fiz algumas pequenas viagens até cidades próximas de Presidente Venceslau, ainda criança. Há poucos dias,... Continue lendo.

Quem pode falar de improviso?

Calafrios, pernas bambas, mãos trêmulas, paralisia da memória, suor pelo rosto, cacoetes, perda da fala... Ou até pavor! Você pode ser o bambambam da oratória, porém é impossível imaginar que alguém – sincero! – não tenha pelo menos um destes... Continue lendo.

Podemos ofender a um amigo?

Vivemos um tempo de muita liberalidade, contudo, de poucos sentimentos. E sempre somos testados em nossas relações, principalmente onde estudamos ou trabalhamos. No campo fraternal, o despreparo tem feito amizades acabarem porque perdemos o limite das nossas palavras. Até onde... Continue lendo.

A falta de vergonha na cara!

Confúcio, o sábio chinês, visitou a sagrada montanha de Taishan e conheceu uma mulher cujos filhos haviam sido mortos e devorados por tigres. “Por que não se muda daqui?”, perguntou Confúcio. Respondeu a mulher: “Porque os governos são... Continue lendo.

Os chatos insuportáveis!

Há muitas variações para o termo chato. Tem o chatinho, o chato e o chato insuportável! Em uma ocasião anterior, escrevi sobre os dois primeiros itens. Numa deferência especial aos indivíduos absolutamente sem “simancol”, volto hoje ao assunto,... Continue lendo.

Um meteoro sobre a igreja

No dia 12 de agosto de 2000, o submarino soviético Kursk, afundou nas águas geladas do Mar de Barents. Tinha uma tripulação de 118 marinheiros. Numa parte do submarino, houve uma explosão. As máquinas pararam! Muitos tripulantes ficaram numa outra... Continue lendo.

Nossas desculpas esfarrapadas

Imediatamente antes de ascender ao trono da Inglaterra, a rainha Elizabeth II enviou convites especiais para certos súditos comparecerem à cerimônia de coroação. Entre os convidados estavam pares do reino, membros do parlamento e do povo comum. Todos os segmentos... Continue lendo.

Dançando com fome

Em todos os anos, nesta época, manifestam-se os impulsos da alegria e do entusiasmo despertados pela festança popular. E meticulosos preparativos movidos a muito dinheiro. Planejamento elaborado durante meses. Das favelas e dos morros paupérrimos das iluminadas metrópoles movimentam-se infindáveis... Continue lendo.

Trabalhar de noite e descansar de dia

De acordo com os cientistas, a distância entre a terra e o sol sofre mudanças ao longo do ano; é variável entre 147 e 152 milhões de quilômetros. A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até... Continue lendo.