Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

A igreja do Século 21

No Peru, o Sendero Luminoso - o grupo de terroristas que atuou a partir da década de 60 -, espalhou muitas mortes e muita miséria nas pequenas comunidades daqueles pais. Esse grupo tinha uma estratégia de matar todo o tipo de liderança que houvesse e colocar no lugar, as pessoas que eles queriam. Assim, distribuía o terror mesmo! O Sendero Luminoso, que freqüentou a mídia internacional durante quatro décadas foi desbaratado e se dissolveu em definitivo no início deste século. Mas, conta à história que uma vez, os militantes do Sendero Luminoso entraram numa comunidade evangélica, numa pequena cidade peruana. Os guerrilheiros cercaram a igreja! O grupo entrou no templo e botou metralhadoras na cabeça do reverendo e dos crentes. E falou o seguinte: “Nós viemos implementar uma nova ordem aqui no Peru e aqueles que negarem a Cristo e quiserem seguir o nosso grupo, o Sendero Luminoso, podem sair e nós vamos ficar aqui porque ainda temos algumas coisas a fazer.” Dentro da igreja, muita gente começou a sair, indo embora. Depois que a maioria saiu, ficou um grupo pequeno, que não negou a Cristo. As portas foram trancadas quando se ouviu uma rajada de metralhadores pelo lado de fora. O pipocar de tiros! Todos que tinham negado a Cristo e tinham saído foram sumariamente executados. O líder do grupo disse: “Essa nova ordem não aceita covardes. Os que saíram da igreja são os covardes com os quais nós não queremos lidar.” E pouparam a vida daqueles que ficaram dentro...  

Mas, como está a igreja moderna? Ela tem falado do Mestre mesmo? Das Verdades de Criador? Ou se acovardou?! Como está sendo pregado o Evangelho bíblico hoje? Por que tantas contradições, inclusive por parte dos seus líderes? Por que tão liberal?! O Evangelho bíblico começa no que? O homem está perdido, morto em delitos e pecados! Será que é isso que os sermões, as pregações, as missas modernas têm conscientizado? Pense. 

Será que estamos alterando a Verdade para se acomodar ao nosso mundo ao invés de enfrentar os homens? De modo geral, será que as igrejas estão falando do Evangelho que orienta sobre o arrependimento, confissão de falhas, impiedade, se humilhar perante os céus; fome e sede de Justiça? Será que o Evangelho está esclarecendo sobre a severidade de Deus como está na Carta aos Romanos? Será que as igrejas têm falado sobre o senhorio de Cristo, sobre o caminho estreito, sobre ovelhas sendo levadas para o meio de lobos? Será que tem pregado sobre o castigo dos ímpios, daqueles que negligenciam a sua mensagem? 

Quais os principais assuntos das pregações modernas?! Felicidade, bênçãos materiais, conforto, riqueza, progresso, comércio, ambição, status... Será que os pastores, bispos, padres, ministros das igrejas atuais precisam de ousadia para falar sobre estas coisas? Será que falando sobre felicidade algum cristão poderia ser morto? Ser apedrejado? Queimado vivo em fogueiras? Será que os mártires do Evangelho bíblico morreram por que estavam explanando sobre felicidade? Será que Estevão morreu porque falava de vitórias pessoais? Por que João Batista foi degolado? Ele instruía sobre a importância da riqueza de Herodes? Ou João Batista, pautado nas Leis Divinas, alertava e condenava o adultério de Herodes com a mulher do próprio irmão? 

Será que o apóstolo Paulo foi decapitado porque falava sobre riquezas? Será que o apóstolo Pedro foi crucificado porque divulgava amenidades naquela época? Ou ele confrontava os erros dos homens? Por que o Rei Manassés mandou serrar ao meio, dentro de um tronco de árvore, o profeta Isaías? Quase todos os apóstolos e profetas morreram esfolados vivos, queimados, torturados! A maioria foi literalmente executada por seus inimigos, inclusive grandes lideranças da época. Qual líder da igreja tem inimigos na política corrupta de hoje? Que tipo de Evangelho você tem ouvido? Que faz cosquinhas nos ouvidos? A pergunta é: o Evangelho Bíblico mudou?! O Criador eu sei que não! Ler esta mensagem e só franzir as sobrancelhas não resolve nada...