Centro de Inteligência

Área utilizada para o compartilhamento de apresentações, artigos, textos e sugestões de livros relacionadas com boas práticas relacionadas com Gestão de Projetos, Processo de Inovação, Registro e Compartilhamento de Conhecimentos, Excelência em Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Ações que busquem o Desenvolvimento Sustentável a partir do desenvolvimento de atividades éticas, de menor custo, maior retorno e melhor Qualidade.

As Estranhas Promessas das Empresas de Realocação.

De uma forma muito freqüente todos nós trabalhadores costumamos receber um série de ofertas de emprego. Isto mesmo...

São muitas as empresas de realocação que divulgam em suas propagandas, promessas de cargos e oportunidades.

Dias atrás, assisti na televisão, uma conversa entre dois rapazes que almoçavam. Um deles não largava o telefone e destacava que não parava de receber ligações com propostas de emprego. Segundo ele, isto se devia ao fato dele ter assinado os serviços da empresa de empregos X.

Pois bem, é obvio que se trata de uma propaganda enganosa. Os resultados estão muito longe disso, muito embora para muitos até possam propiciar novas oportunidades de trabalho, mas isto é raro.

Estas empresas tendem a desenvolver duas ou três ações de forma muito, mas muito, padronizada, como se tudo não passasse de uma linha de produção.

Primeiro, pedem seu currículo, e informam que irão cadastrar o mesmo em um banco de vagas e no seu site. Ações puramente ilustrativas que geram as pessoas a falsa impressão que os futuros empregadores irão encontrar os seus futuros funcionários como se fosse um passo de mágica.

Pura ilusão. Por tal atividade, cobram um valor mensal de manutenção do currículo no site. Em outros casos, chegam a cobrar uma parcela do primeiro salário da pessoa como uma forma de prêmio pelo sucesso na obtenção da tão desejada vaga.

Infelizmente, não há milagres, muito embora este mercado de empregos cresça de forma vertiginosa principalmente nos últimos anos.

Não há duvidas que sempre precisamos tomar ações efetivas em busca de novas oportunidades, no entanto, este tipo de investimento tende a não ter retorno satisfatório.